Rua Jorge Ferreira - 627, Centro - Francisco Alves, PR.
http://franciscoalves.pr.gov.br/portaltransparencia/ | (44) 3643-8000

Sobre Francisco Alves


Sobre Francisco Alves

O início da colonização do território de Francisco Alves, ocorreu na década de 50, quando os pioneiros chegaram e começaram a realizar os primeiros empreendimentos agrícolas, baseados na cultura do café. Após o ciclo do café o espaço foi cedido a pecuária extensiva. Mais recentemente na busca de novas alternativas para o desenvolvimento sócio-econômico, observa-se o retorno da cultura cafeeira com novas práticas de manejo, como o café adensado. Criado através da Lei Estadual n° 6.314 de 24 de agosto de 1972, e instalado oficialmente em 01 de fevereiro de 1977, foi desmembrado de Iporã.

O principal colonizador de Francisco Alves foi Ibrahim Abud Neto, que proporcionou a vinda das primeiras famílias ao lugar, fundando então um pequeno povoado, mais tarde denominado Francisco Alves.

O nome da cidade é homenagem a Francisco Alves, cantor de reconhecido talento, tragicamente falecido em acidente na década de cinqüenta. Era comum que as pessoas se referissem ao município de Francisco Alves pela denominação "Chico Viola", pois tratava-se do carinhoso apelido pelo qual era conhecido o cantor, que também era chamado de "Rei da Voz".

Nomeiam-se pioneiras na localidade as famílias de João Cortes Capel, Leonel Francisco, Maurício Silva, Carlos Pereira da Silva e outros. Os pioneiros desbravadores deste lugar encontravam na mata virgem a consolidação do sonho de fazer brotar uma cidade. Após breve período de dificuldades inerentes à época, consolidou-se, então, o povoado administrativa e economicamente.

Fonte: Prefeitura Municipal de Francisco Alves (PR)

Galeria de Fotos:


Clique na imagem para ampliar:




Ver mais galerias de fotos de Francisco Alves