Rua Jorge Ferreira - 627, Centro - Francisco Alves, PR.
contato@franciscoalves.pr.gov.br | (44) 3643-8000

Medidas Educação


Medidas Educação

Assistência Física e Mental

Ocorreu o afastamento dos profissionais da educação acima de 60 anos e em situação de risco, podendo realizar suas atividades profissionais no método home office. 

Formação pedagógica com o tema “A ansiedade e seus desafios no momento da Pandemia”.

Setor da saúde – 24 horas.

Psicóloga na Escola – de segunda-feira a sexta-feira das 8:00 às 12 horas.

Contratações e Jornada de Trabalho

Não houve concursos e não há novos em andamento. Não houve contratações temporárias e nem convocações extraordinárias. 

Houve alterações na jornada de trabalho dos professores e demais funcionários ficando uma porcentagem presencial e uma porcentagem home office (essa porcentagem é alterada de acordo com a necessidade).

Alimentação Escolar

Em primeiro momento no início da pandemia a Secretaria Municipal de Educação em parceria com a secretaria municipal de assistência social e CAE- Conselho de alimentação escolar, foi distribuído todo estoque de merenda escolar que havia nas escolas para os alunos que se encontravam em vulnerabilidade social.

A Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Secretaria Municipal de Educação continua a realizar está ação de acompanhamento e monitoramento das famílias de alunos que necessitam de ajuda, distribuindo cestas de alimentos para as mesmas, estas ações são feitas em forma de recorte social atendendo famílias de alunos que se encontram em situação de vulnerabilidade social, estes alimentos são adquiridos com recursos livres.   

Funcionamento das Aulas

Feita por canais de comunicação entre equipe gestora, professores e pais de alunos das escolas, para a orientação dos encaminhamentos e acompanhamentos necessários, através de aplicativos de celulares, orientações escritas e vídeos explicativos. Estando sempre em consonâncias com Assistência Social e Conselho Tutelar principalmente com as crianças da área de vulnerabilidade. As atividades estão sendo entregues a cada quinze dias de acordo com os protocolos descritos nos decretos estaduais e municipais.

As atividades são entregues quinzenalmente às famílias seguindo todos os protocolos de segurança dos decretos estaduais e municipais e com orientações da Secretaria Municipal de Saúde. As atividades estão sendo impressas e entregues, mas também há um acompanhamento via celular feito diariamente pelos professores e gestores para auxílio nas atividades e efetivação da realização das mesmas. Os casos em que as famílias não estão mantendo este vínculo com as escolas estão sendo repassados à Assistência Social e Conselho Tutelar para que possam monitoras estas crianças que estão na área de vulnerabilidade.       -DECRETO N° 095 DE 08 DE JULHO DE 2020

Interações entre profissionais, pais e alunos

Inicialmente os professores foram orientados a formar grupos com pais e/ou alunos e passar orientações via WhatsApp, com o objetivo de estreitar vínculos e desenvolver o hábito de horas de estudo em casa. Na Educação Infantil para haver maior interação entre a família, os professores estão sendo enviadas orientações, sugestões e links de brincadeira e atividades lúdicas para serem desenvolvidas. Ainda sem previsão do retorno às aulas, percebemos a necessidade de um apoio maior para as famílias.  Para minimizar os prejuízos causados e oferecer a todos os alunos, igualdade de direito e acesso às atividades propostas, professores do Ensino Fundamenta, com orientação pedagógica e através de horas de estudo, elaboraram atividades onde estão contemplados os conteúdos e objetivos propostos para cada ano, de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e com o Referencial Curricular do Paraná.   

As atividades impressas foram entregues nas Escolas, aos pais ou responsáveis, em dias e horários marcados pelas Instituições de Ensino e posteriormente deverão ser devolvidas para que sejam corrigidas.  Neste momento é imprescindível para um bom desempenho escolar manter um canal de comunicação e uma parceria com as famílias. Orientamos que criem uma rotina diária de estudos e aproveitem esse tempo juntos.

Atividades de Capacitação Profissional

As ações repassadas aos professores foram orientações sobre como remanejar e readequar os conteúdos a serem repassados aos alunos. Uma vez que estamos trabalhando à distância, precisamos rever nossas metodologias pois não estamos em contato presencial com nossos alunos. Os professores foram orientados a enviar seus conteúdos de maneira que as crianças possam realizá-los com maior facilidade, atividades objetivas e claras pois a maioria dos familiares encontram dificuldades em dar suporte pedagógico às suas crianças e também os mesmos continuaram trabalhando. Porém observando a angústia e ansiedade dos profissionais da educação e sem previsão de retorno presencial dos alunos a Secretaria de Educação e Cultura ofereceu curso de capacitação online justamente tendo como temas “A ansiedade e seus desafios no momento de Pandemia” e pensando também no possível retorno oferecemos uma capacitação comtemplando as “As habilidades sócio emocionais” que serão de grande valia para o momento do retorno considerando as dificuldades que encontraremos. 

Atendimento aos alunos e famílias

Desde o início da suspensão da aulas presencias a partir do dia 20 de março foram tomadas decisões em comum acordo com os Conselhos Escolares e demais secretarias todas com o único objetivo de oferecer uma educação de qualidade e equidade. Sempre procurando manter e preservar a vida, saúde e bem-estar de todos os envolvidos no processo educativo. Contamos com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Assistência Social e Conselho Tutelar.

Conselhos e tomadas de decisões

Foram reunidos os Conselhos Escolares e seus gestores das instituições com o objetivo de traçar estratégias de organização para a oferta de atividades não presencias a todos os alunos. Em reunião tomando todas as medidas de segurança e distanciamento para evitar a propagação do vírus foram traçados encaminhamentos aos professores para o envio de atividades e o modelo de planilha de frequência e participação dos estudantes. Quanto ao Calendário Escolar foi apresentado uma reorganização do Calendário Escolar 2020 e enviado ao Núcleo Regional de Educação de Umuarama para análise, onde o mesmo será aprovado após o retorno das aulas. 

Referente a produção do material didático enviado durante o período da Pandemia foram organizadas apostilas pelos professores de cada instituição e sobre supervisão dos gestores e suas equipes pedagógicas.

Estratégias para o retorno gradual das atividades

Estamos articulando a elaboração dos Comitês para formulação dos planos, protocolos, recomendações e ações para o período pós pandemia.

Avaliação Diagnóstica

Pretende-se em conjunto com os gestores, equipe pedagógica e professores fazer avaliações diagnósticas para todos os estudantes da rede municipal e mediante observação dos resultados propor medidas de apoio pedagógico aos alunos que apresentarem dificuldades de aquisição dos conhecimentos. Este apoio pedagógico contará com a supervisão de psicóloga, fonoaudióloga e psicopedagoga do município.

Ações de Acolhimento

Pretende-se oferecer rodas de conversa com ajuda de psicólogos e psicopedagogas também com a presença dos familiares destas crianças buscando amenizar os efeitos decorrentes do isolamento. Proporcionar momentos de relaxamento durante o processo de readequação de volta da rotina escolar.

Telefones e Atendimento

Escola Municipal Professor Julio Levino Rodrigues - (44) 6343-1289 

Escola Municipal do Campo Dionísio Padrini(44) 99983-6698

Escola Municipal Glória Xavier de Mendonça (44) 99999 – 1145

CMEI – Nossa Senhora Aparecida(44) 6343 – 1441

CMEI – Pedacinho do Céu – (44) 6343 – 1500

CMEI – Pequeno Príncipe(44) 99804 - 6529